terça-feira, outubro 18, 2011

aniversário



“No TEMPO em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma,
(…)
E de não ter as esperanças que os outros tinham por mim.
Quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças.
Quando vim a olhar para a vida, perdera o sentido da vida.
(…)
Hoje já não faço anos.
Duro.
Somam-se-me dias.
Serei velho quando o for.
Mais nada.
Raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!...”

15 de Outubro de 1929






FERNANDO PESSOA (Álvaro de Campos) “Aniversário”


.....................




Numa visão breve sobre a vida
A que procurei e a que encontrei
Vivo aquela que quis perdida
Perdida está a que sonhei

Fecho os olhos porque hoje é dia
De soprar um dia mais
Quantos sonhos se apagaram
Por serem sonho demais

É de um Outono meu dia
E a alma que julgo ter
Tão só, tenho de oferenda
Este corpo a morrer

E do rosto que soluça
A lágrima que ninguém vê
Ri o destino que escusa
A vida que mal me crê

É um mar que já se forma
Na turbulência do medo
É um vento em revolta
É um desejo em tormento!

Escondido na escuridão
Abandonado que fui em mim
Estendo a mão e só encontro
Um dia mais do meu fim

E nesta solidão de dias
Memórias de já não vê-las
Sopro da chama de meus olhos
A luz de todas as estrelas

POETIK

 
                                                                                                         






















Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails